segunda-feira, 16 de abril de 2007

Bacteriologia Geral

Características Morfológicas das Bactérias:



1.Tamanho - invisíveis ao olho humano, normalmente são medidas em micrômeros que corresponde a 10‾³mm. O tamanho varia de acordo com a espécie, mas a maioria está entre 0,5 a 1,0 µm em diâmetro ou largura;

2.Forma – podem apresentar três formas distintas:


•Esféricas: são chamadas de cocos, são geralmente arredondadas, mas podem ser ovóides ou achatadas em um dos lados da célula que estão aderidas
•Cilíndricas: são chamadas de bacilos e tem forma de bastão. Existem diferentes consideráveis de comprimento e largura nas diferentes espécies. As porções terminais de alguns bacilos podem ser quadradas, arredondadas, afiladas e pontiagudas.
•Espiraladas – são chamadas de espirilos e espiroquetas, são espiraladas ou helicoidais, assemelham-se a saca-rolhas, sendo que os espirilos tem a forma mais acentuada.



3. Arranjo – as células bacterianas do tipo cocos e bacilos, quando observadas ao microscópio, vemos freqüentemente acopladas umas às outras, com padrões e arranjos diferentes, que dependerá do tipo de plano de divisão celular e se as células filhas permanecem juntas depois da divisão. As bactérias espiraladas aparecem como células únicas.
Pleomorfismo – várias formas celulares em uma cultura. Ex: Arthrobacter.













Arranjos característicos de cocos: esquemas dos padrões de multiplicação









Padrões de arranjos dos bacilos: esquemas de diferentes tipos de colônias











Formas de Bactérias











Pleomorfismo em Arthrobacter globiformis




Observar a mudança na forma, de bacilo para cocos, à medida que a cultura envelhece durante o tempo de incubação
(mostrado em horas).





Estrutura dos microrganismos procariótas

Estrutura dos microrganismos procariótas
•Estrutura da célula bacteriana. A- Pêlos; B- Ribossomas; C-Cápsula; D- Parede celular; E- Flagelo; F-Citoplasma; G-Vacúolo; H- Plasmídeo; I- Nucleído; J-Membrana celular.