sexta-feira, 13 de abril de 2007

Tecido Epitelial

Este tecido se constitui de um grupo distinto de tecidos que recobrem toda a superfície corporal, cavidades e tubos, funcionando como interface entre os compartimentos biológicos.



Origem

Os epitélios podem ser derivados do ecto, meso ou endoderma, dependendo do sistema a que pertençam.












Ectoderme

Pele (estratificado pavimentoso queratinizado;
Glândulas sudoríparas e ductos (cúbico simples e estratificado); Epitélio que forra a cavidade oral e os canais vaginais e anais (estratificado pavimentoso não queratinizado).

Mesoderme

Endotélio que reveste os vasos sanguíneos (simples pavimentoso);
Mesotélio que reveste as cavidades corporais (simples pavimentoso);
Epitélios que revestem os ductos e os túbuls genitasi e urinários (de transição, pseudoestratificado colunar, cúbico simples, colunar simples – dependendo da localização).
Endoderme

Epitélio que reveste o esôfago(estratificado pavimentoso não queratinizado)Epitélio que reveste o tracto gastrointestinal (colunar simples)Epitélio que reveste a vesícula biliar (colunar simples)Epitélios que formam glândulas sólidas como o fígado e o pâncreasEpitélios que revestem o sistema respiratório (pseudoestratificado ciliado colunar – simples ciliado colunar – cúbico – pavimentoso).Praticamente não possuem substância intercelular. Não possui vasos sangüíneos (avascularizado). O tecido epitelial por não apresentar vasos sangüíneos recebe nutrientes por difusão a partir de vasos sangüíneos encontrados no tecido conjuntivo subjacente ( ex. derme).








Funções

Neste tipo de tecido as células epiteliais encontram-se organizadas muito próximas umas das outras, constituindo os epitélios, que participam:

•revestimento de superfícies, como pele, ou do revestimento do intestino e ductos, separando o meio interno do meio externo;
•como unidades funcionais das glândulas.

As células de um tecido epitelial são mantidas em íntimo contato por uma pequena quantidade de material intercelular e por funções celulares. Quase todas as células epiteliais estão situadas sobre uma membrana basal, rica em glicoproteínas e serve para ancorar as células epiteliais ao tecido subjacente.

•As células formam uma camada contínua revestindo uma superfície interna ou externa;
•Uma superfície de cada célula é livre e, com freqüência, altamente especializada;
•Vasos sangüíneos estão ausentes;
•Os epitélios de revestimento estão expostos a agressões físicas e infecções e atuam como camadas protetoras;
•Células danificadas são substituídas por novas e figuras mitóticas são comuns
•Todos os transportes vitais dos corpos se dão através do epitélio (p.ex, alimento digerido, oxigênio, produtos de excreção e secreções);
•Alguns epitélios são especializados no recebimento de estímulos.
•Endotélio é o nome dado ao epitélio que reveste o sistema vascular. Mesotélio é o epitélio que reveste as paredes e recobre o conteúdo das cavidades torácica, pericárdica e abdominal.

•Pele - É constituída por tecido epitelial (epiderme) e por tecido conjuntivo (derme) que reveste o corpo externamente.
•Mucosa - É constituída por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste internamente cavidades como nariz, boca, estômago etc. O papel da mucosa é dar proteção.
Serosa - É constituída por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste externamente o coração (pericárdio), os pulmões (pleura) e o intestino (peritônio).



Mucosa
Epitélio da mucosa bucal. As diferentes camadas desse epitélio garantem sua renovação constante: Q - queratina: células exfoliadas; E - estrato espinhoso: células proliferadas; B - estrato basal: células com alto poder proliferativo; alimentam o estrato espinhoso. A regeneração do epitélio é dita fisiológica (HE, 40X).




Membrana Basal

Uma especialização de elementos da matriz extracelular constituída por glicoproteínas, glicosaminoglicanos e proteínas, atuando como uma interface entre células parenquimatosas e os tecidos de sustentação, e existindo abaixo da superfície basal de todos os epitélios.
Morfologicamente, a membrana basal é constituída por:

• lânina basal, que apresenta cinco componentes principais (colágeno tipo IV, laminina, heparansulfato entactina e fibronectina)
• lâmina fibrorreticular, formada por pequenos feixes de fibras reticulares


Sub-divisão do teciso epitelial

1.Tecido epitelial de revestimento;
2.Tecido epitelial glandular;
3.Tecido epitelial especial (neuroepitélio).

Tecido Epitelial de Revestimento

Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com o arranjo ou com a forma dos constituintes celulares.

CLASSIFICAÇÃO BASEADA NO ARRANJO CELULAR:

Epitélio simples: há uma única camada celular.

Epitélio pseudo-estratificado: parece haver mais de uma camada celular, mas todas as células apóiam-se na membrana basal.

Epitélio estratificado: há várias camadas celulares.

CLASSIFICAÇÃO BASEADA NA FORMA DAS CÉLULAS:

•Epitélio cúbico: formado por células com diâmetros iguais.

•Epitélio cilíndrico: constituído por células que são mais altas que largas.

Epitélio de transição: constituído por células que mudam seu formato quando o epitélio é tensionado.